Jornal Brasil Online

A cidade mais dividida do Brasil mostra a guinada do País para a direita

PUBLICIDADE

Nanuque (MG) – Parecia o dia do juízo final para a esquerda brasileira. Em 4 de outubro, Flávio Bolsonaro, o candidato presidencial de direita, superou as pesquisas e ficou ligeiramente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de esquerda. A margem estreita não foi suficiente para evitar o segundo turno no domingo entre os dois candidatos, mas foi mais do que suficiente para desencadear apreensão e reflexão nas bolhas progressistas de grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, além de uma reorganização na campanha de Lula.

Uma visita a Nanuque, uma cidade voltada à pecuária e frequentadora de igrejas a 800 quilômetros ao norte do Rio de Janeiro, onde multidões saem a pé para uma marcha para Jesus anual e a cavalo no dia da independência do País, oferece pistas sobre o desempenho apagado de Lula e a ascensão de Bolsonaro.

A cidade de 35.000 habitantes fica no estado-chave de Minas Gerais, que apoiou o vencedor em todas as eleições presidenciais desde 1989, quando a democracia retornou ao Brasil após uma ditadura militar.

Na disputa de 2022, Nanuque, foi o mais equilibrado dos 5.569 municípios do Brasil, com o pai de Flávio, Jair Bolsonaro, vencendo por um voto. (Jair Bolsonaro perdeu aquela eleição para Lula e foi condenado por tramar um golpe após tentar se manter no poder.)

No primeiro turno de 2026, o Bolsonaro mais jovem terminou à frente por dois pontos porcentuais, a mesma margem que obteve no Brasil como um todo.

A capacidade de Bolsonaro de vencer em cidades semelhantes — enraizadas na agricultura e com forte presença cristã evangélica — contribuiu para seu forte desempenho no primeiro turno.

Ele venceu em 79% das cidades com grande setor agrícola, alta porcentagem de cristãos evangélicos e menos de 50.000 habitantes, de acordo com uma análise de Marco Faganello, cientista de dados políticos da Fundação Getulio Vargas. Jair Bolsonaro venceu em 53% dessas cidades no primeiro turno de 2022.

Em entrevistas com dezenas de eleitores em Nanuque, incluindo caminhoneiros, pecuaristas, trabalhadores rurais, líderes empresariais e servidores públicos, aqueles que abandonaram Lula citaram promessas econômicas não cumpridas, seus escândalos de corrupção passados e a frustração com a saúde, entre outros motivos.

Embora muitos na esquerda permaneçam apoiadores convictos de Lula, outros que haviam votado nele anteriormente expressaram fadiga em relação a um titular de 80 anos concorrendo a um quarto mandato. Seu Partido dos Trabalhadores esteve no poder durante 18 dos últimos 24 anos.

Valdirene Santos Moura, cozinheira que já votou em Lula antes, reconheceu suas realizações, incluindo a criação de programas que ajudaram os pobres. Mas agora, disse ela, estava “cansada dele já”. Geremias Alves de Souza, colhedor de café, baixou o tom de voz para que sua esposa não o ouvisse dizer que estava votando em Bolsonaro.

Ele disse associar o jovem Bolsonaro às políticas rígidas contra o crime de seu pai. Outros eleitores disseram que seu apoio a Bolsonaro não se baseava em seu histórico — que disseram desconhecer —, mas no afeto que têm por Jair Bolsonaro. Alguns disseram que estavam simplesmente fartos da política e planejavam se abster no domingo.

Um deles é Jovenildo Carvalho, de 45 anos, que administra uma startup que utiliza drones para lançar vespas que atacam lagartas que devastam canaviais.

Carvalho, que cresceu sem eletricidade e usava camisetas de Che Guevara na faculdade, disse não ter fé na capacidade de nenhum dos candidatos para liderar o País e afirmou estar frustrado com o cenário político profundamente polarizado do Brasil. “Gostaria de ver o Brasil sem o véu do fanatismo e da paixão cega que tem hoje”, disse ele.

O agronegócio no Brasil, que inclui agricultura, pecuária, frigoríficos e destilarias de etanol, tornou-se um gigante, respondendo por um quarto da economia do país. Pela primeira vez, o Brasil poderá em breve superar os Estados Unidos nas exportações agrícolas. Os líderes do setor estão entre os maiores detratores de Lula, criticando-o pelas altas taxas de juros, regulamentações ambientais e subsídios aos combustíveis que reduziram a demanda por etanol durante a guerra do Irã.

“Se fosse o Lula contra um cachorro vira-lata, todo mundo votaria no vira-lata”, disse Luiz Daniel Silva Rocha, cuja família é dona da DASA, uma grande usina de açúcar e destilaria de etanol nos arredores de Nanuque que emprega centenas de pessoas.

O maior alvo dos empresários locais é o principal programa de assistência social de Lula, conhecido como Bolsa Família, que oferece transferência de renda para famílias de baixa renda. Os brasileiros concordam que ele ajudou a tirar milhões da extrema pobreza, mas alguns agora o consideram uma esmola para quem não está em desespero financeiro.

“No Brasil de hoje, a política é premiar quem não trabalha”, disse Ângelo Márcio Sousa Silva, gerente geral da DASA. Quase 3.000 famílias em Nanuque recebem transferências de renda, segundo dados do governo, e empresários dizem que isso tem dificultado o preenchimento de vagas de trabalho.

Entre a DASA e o maior empregador da cidade, um frigorífico, há cerca de 120 vagas em aberto em tempo integral, deixando as unidades operando abaixo da capacidade.

O programa Bolsa Família surgiu repetidamente como um fator determinante por trás dos votos das pessoas para ambos os candidatos, muito mais do que temas que dominam as conversas eleitorais entre as elites urbanas, como um escândalo que abala o Supremo Tribunal Federal do Brasil ou preocupações com a interferência dos EUA nas eleições latino-americanas.

Pessoas que trabalham no setor informal — como diaristas em fazendas ou limpando casas —, mas ainda recebem benefícios em dinheiro continuam leais a Lula. Letícia Silva de Almeida, 33 anos, está entre elas. Ela trabalha sazonalmente ajudando na colheita de café e ganha US$ 24 por dia. Ela também recebe US$ 150 por mês por meio do programa de transferência de renda, embora tenha dito que esse dinheiro não era essencial. “Se cortarem hoje, eu fico bem”, disse ela. Essa mentalidade enfurece outros.

Tatiane Souza da Silva, diarista, disse que amigos a incentivaram a declarar uma renda inferior para se qualificar ao programa, mas ela recusou por princípio. “Vejo mulheres jovens com saúde perfeita — homens também — se recusando a trabalhar”, disse ela. “Isso acaba prejudicando a economia.” Antiga eleitora de Lula, ela planeja votar em Bolsonaro no domingo.

Saúde pública gratuita, mas sem médicos

Lula classificou o sistema público de saúde gratuito do Brasil como “uma das obras-primas da saúde em todo o mundo”.

Essa não é uma palavra que muitos em Nanuque usariam. Muitos reclamaram de longas esperas por especialistas em cidades distantes, embora, há um ano, Lula tenha lançado um programa destinado a ajudar cidades carentes chamado “Agora Tem Especialistas”.

“Precisamos que os políticos nos enxerguem quando se trata de saúde”, disse Ana Paula Rodrigues dos Santos, 41 anos, que fazia compras para os almoços que cozinha e vende a US$ 6 cada para ganhar a vida. Ela disse que precisa retirar a vesícula biliar, mas explicou que o hospital público da cidade não possui unidade de terapia intensiva, a qual seus médicos informaram que ela pode precisar, já que sua obesidade aumenta o risco de complicações. Ela está em uma lista de espera em um hospital de uma cidade a três horas de distância há quase três anos, relatou.

Santos se descreveu como uma eleitora independente que estava inclinada a votar em Bolsonaro. “Foi indo para a esquerda, esquerda, esquerda e a esquerda não fez nada pelo Brasil”, disse ela. “Temos que colocar gente nova.”

Orações e Política

O apelo crescente da direita entre os eleitores não é alimentado apenas pela crescente frustração com Lula. Também é impulsionado pela religião. A porcentagem da população brasileira que é cristã evangélica triplicou desde 1991, e os membros das congregações evangélicas inclinam-se fortemente para o conservadorismo.

Dezenas de igrejas evangélicas pontilham bairros ricos e pobres em Nanuque, onde alguns pastores pregam contra o aborto e a homossexualidade. Na Igreja Evangélica Vida Nova, uma congregação relativamente rica, o pastor, Bispo Robson Merry Teixeira Farias, disse acreditar que quase todos os seus 300 membros apoiariam Bolsonaro para presidente. Mesmo dentro de congregações menos abastadas, o apoio a Bolsonaro ainda era forte, segundo pastores e fiéis.

Sob a lei brasileira, líderes religiosos não podem fazer apoios políticos a partir do púlpito, mas o Bispo Merry, como é conhecido, sugeriu que as preferências podem ser transmitidas promovendo valores conservadores alinhados a candidatos específicos. “Não defendemos homens, defendemos causas”, disse ele.

Em uma cidade sem shopping ou cinema, as igrejas são centrais para a vida social, e os fiéis chegam bem-vestidos e tão ansiosos para socializar quanto para orar. No domingo, após os cultos, eles terão uma segunda chance de socializar — nas 21 seções eleitorais de Nanuque.

“Com a aproximação da eleição, é responsabilidade de líderes” como ele, disse o Bispo Merry, “transmitir sua visão”. “As ovelhas sempre tentam imitar o pastor”, acrescentou.

Mais recentes

EMPRESAS PARCEIRAS

Rolar para cima
×

Converse com nosso time no WhatsAPP

× Estamos Online